terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tema : TRIUNFANDO SOBRE OS TRAUMAS DA VIDA

Texto Bíblico: I Crônicas 4:9-10

INTRODUÇÃO:

1. Podemos viver uma vida normal ou uma vida extraordinária: Muitos vivem apenas 10, 20 ou 30% do que poderiam viver.

2. Podemos viver as bênçãos de Deus ou apenas saber que elas existem: Muitos não sabem como viver as bênçãos de Deus em sua vida.

3. Podemos mudar nossa história ou apenas deixá-la acontecer: Uma história sem acontecimentos marcantes não inspiram ninguém à vida extraordinária.

I. QUEM ERA JABEZ (I Crônicas 4:9):

- Entre os mais de 500 nomes que cercam o breve relato de Jabez encontra-se um precioso tesouro escondido.

- O texto sagrado tem lições magníficas com uma redação tão resumida.

1. A história de Jabez é uma das biografias mais curtas da Bíblia: A história deste jovem interrompeu bruscamente uma extensa lista de nomes num capítulo que parece tedioso por ser uma longa lista genealógica.

2. Jabez recebeu um nome pejorativo: O nome de Jabez significa “Ele causa dores”, um nome que todo garoto odiaria. Além disso, ele sofria com as dores.

3. Jabez teve sua vida determinada pela dor de sua mãe: A própria mãe de Jabez o limitou à dor. Ela não acreditava no futuro do filho, nem no seu progresso. Ela escolheu o nome que lhe moldaria a vida por ter-lhe dado à luz com muita dor.

4. Jabez foi mais honrado do que seus irmãos: A história bíblica de Jabez inicia com o estado final ou conclusivo de sua vida, “Ele foi mais ilustre do que seus irmãos”. A oração fez toda a diferença na vida dos jovens. A oração enobrece, transforma e liberta.

II. TRIUNFANDO COMO JABEZ (I Crônicas 4:10):

- A oração é poderosa quando feita de maneira certa, com a intenção certa à pessoa certa. Aprendamos com Jabez alguns princípios que transformarão nossos traumas e limitações numa vida extraordinária, intensa e cheia de realizações.

1. Ore urgentemente pelas bênçãos de Deus sobre você: Embora Jabez tivesse motivos de sobra para passar a vida se lamentando, ele reage pedindo a Deus por Suas bênçãos.

2. Peça urgentemente que Deus amplie suas fronteiras: Jabez pediu mais oportunidades, que implicariam em mais responsabilidades. Ele queria trabalhar mais, influenciar mais, fazer mais. A preguiça trás suas conseqüências, o trabalho suas recompensas.

3. Suplique urgentemente pela direção de Deus: Jabez entendeu a importância de ser conduzido por Deus a fim de se livrar da situação em que se encontrava. A mão de Deus é a expressão bíblica para expressar a presença e o poder de Deus a Seus servos.

4. Clame urgentemente pela proteção de Deus: Jabez entendeu que precisa de Deus para ser livre do mal causado na infância. E por isso pede que Deus o proteja a fim de ser livre da dor.

CONCLUSÃO:

1. O resultado da oração de Jabez já foi apresentado no início de sua biografia. No entanto, depois de sua oração o autor bíblico acrescenta: “E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.

2. O resultado da oração de Jabez nos mostra que Deus está disposto a responder a oração de todo àquele que sinceramente O busca. Ao orarmos ao Deus Todo-poderoso passaremos de uma vida normal para uma vida extraordinária.

3. O resultado da oração de Jabez mostra a importância de recorrer a Deus em oração. A oração de Jabez não é uma reza, é um exemplo a ser seguido. Siga a veja o resultado!



Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil

Tema: OS 7 PASSOS DO BOM SAMARITANO

Texto basico Lc. 10:25 a 37

1º Passo - O samaritano sentiu compaixão do homem caído.

1. Não se trata de sentir pena de alguém que está sofrendo. Quem sente pena nada faz;

2. Mover-se de íntima compaixão é ter o amor despertado. Trata-se de alguém que ama e que quando tem uma oportunidade de demosntrar amor, não desperdiça essa oportunidade;

3. Cristo, à semelhança do Bom Samaritano, ao nos ver caído em nosso estado pecaminoso, moveu-se de íntima compaixão, uma vez que seu coração transbordava de amor pela humanidade. Por isso Ele agiu.

2º Passo - O samaritano desceu de sua cavalgadura

1. O orgulhoso não desce, sente nojo, se preocupa com o que as pessoas irão pensar sobre aquela atitude;

2. Não basta apensa dar uma ordem para que alguém faça, o importante é fazer;

3. Cristo, também, desceu... Atravessou todas as camadas inferiores deixando para trás toda a glória que O cercava... "Verbo se fez carne e habitou entre nós..."

3º Passo - O samaritano aproximou-se dele com atitude

1. É comum, em situações assim, alguém aproximar-se apenas para conferir se está vivo; para poder fazer alguma crítica; para obter informações mais precisas a fim de depois ter o que comentar...

2. O samaritano aproximou-se decidido a fazer alguma coisa por aquele homem;

3. À semelhança dele, Cristo desceu à terra com uma atitude definida. Ele sabia para o que tinha vindo; veio disposto a pagar o preço e a proceder ao resgate do homem caído.

4º Passo - O samaritano untou-lhe as feridas

1. Aquele homem era previnido, ele tinha óleo em sua bagagem e, com esse óleo untou as feridas a fim de proporcionar alívio imediato;

2. Quem ama tem sempre em sua bagagem um bálsamo para aplicar às feridas daqueles que sofrem as dores causadas pelo pecado e pelos traumas da vida, seja através de uma palavra , de um gesto, de um abraço...

3. Cristo tem o sublime bálsamo, o Espírito Santo, que mediante a aplicação por sua Palavra, alivia o sofrimento do coração desesperado e ferido por Satanás.

5º Passo - O samaritano colocou-o sobre sua cavalgadura

1. Que atitude digna de louvor. Aquele homem era um desconhecido, estava machucado, mal conseguia ficar sentado... Mas o Bom Samaritano o colocou sobre sua cavalgadura e seguiu a pé, provavelmente ao seu lado, para impedir que ele caísse pela estrada a fora;

2. Nós não merecíamos tanto amor... Mas, foi exatamente isto que o Senhor Jesus fez por nós!

3. "E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" - Ef 2:6 .

6º Passo - O samaritano levou aquele homem a uma estalagem

1. Ele não o abandonou na entrada da cidade como se já tivesse feito um grande favor;

2. Ele o levou a um lugar onde pudesse se recuperar, com tratamento médico-hospitalar, com conforto e proteção contra o frio;

3. A Igreja é a estalagem para onde Cristo nos leva. Todo os que aceitam a Cristo como Salvador sentem necessidade de congregar. É o mover e a condução do Espírito Santo do pecador à estalagem.

7º Passo - O samaritano pagou a internação e garantiu pagar a diferença quando voltasse

1. Dois dias ficaram garantidos e a promessa de que qualquer gasto extra seria reembolsado quando ele retornasse;

2. Se um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia, dois dias porventura não representam os dois mil anos que já se passaram desde que Cristo passou por aqui?

3. A promessa de sua vinda é confirmada nesta parábola. Maranata, Ora vem Senhor Jesus!




Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil