quinta-feira, 26 de junho de 2014

Um lugar chamado Hebrom

Josué 10:36 Depois Josué, e todo o Israel com ele, subiu de Eglom a Hebrom, e pelejaram contra ela. 37 E a tomaram, e a feriram ao fio de espada, assim ao seu rei como a todas as suas cidades; e a todos os que nelas estavam, a ninguém deixou com vida, conforme a tudo o que fizera a Eglom; e a destruiu totalmente, a ela e a todos os que nela estavam.

O livro de Josué contem estratégia reveladas pelo Senhor ,para que seu povo conquistasse a terra prometida . O livro de Josué e um livro de conquista.

 Hebrom / antiga cidade de Juda ,ao Sul de Jerusalém .
 Hebrom significava: Confederação; comunidade; aliança. Ficava a 29 Km ao sul de Jerusalém.

Com a conquista de Hebrom o monte veio se tornar terra de levitas, onde Arão e seus filhos passaram a morar. Calebe e seus descendentes viviam aos arredores do monte Hebrom.

Também Hebrom se tornou cidade refugio onde os homicidas se refugiavam para receberem perdão.

1-HEBROM : UM LUGAR DE CONSAGRAÇÃO .
GN 13: 18 E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.
Altar : significa lugar de oferecer sacrifícios, altar e lugar de trazer nossas ofertas.
Altar: e um lugar de sacrifício Gn 22:7e8
Altar : e um lugar de comunhão 1 reis 18:30
Altar : e um lugar de renovação 2cronicas 15:8
Altar : e um lugar de fogo LV 6:13

2-HEBROM : UM LUGAR DE PROMESSA Gn 18 : 10 a 14
Foi em Hebrom junto nos carvalhais de Manre que Deus fez a promessa a Abraão que Sara ia ter um filho.


3-HEBROM : UM LUGAR DE FRUTIFICAÇÃO
Nm 13:22 E subiram para o lado do sul, e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Enaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito). 23 Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.
 Hebrom foi conquistada através de batalha de gigantes.
Conhecida como Quiriate-Arba. Arba era um gigante que vencia todos os seus adversários. Teve um filho que se chamava Enaqui (Enaquins), tinha três filhos. Sesai. Aimã e Talmai. Números 15:13,14 Eram esses gigantes que Calebe tinha que enfrentar.
 Hebrom tinha um valor histórico e espiritual. Lá foi enterrado Sara e os patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. Abraão comprou dos filhos de Hete, e enterrou Sara na caverna dôo campo de macpela fronteiro a Manre.

4-HEBROM :UM  LUGAR DE REFUGIO Josué  21:11 Assim lhes deram a cidade de Arba, do pai de Anaque (esta é Hebrom), no monte de Judá, e os seus arrabaldes ao redor. 12 Porém o campo da cidade, e as suas aldeias, deram a Calebe, filho de Jefoné, por sua possessão. 13 Assim aos filhos de Arão, o sacerdote, deram Hebrom, cidade do refúgio do homicida, e os seus arrabaldes, Libna e os seus arrabaldes.
HEBROM , era a cidade de refugio, antes de Davi se apoderar de Jerusalém ,Davi  se refugiou ali por sete anos.1cr 12:23.

5- HEBROM : UM LUGAR DE CONQUISTA  Josué 10:36 e 37
 Em Hebrom você vira um conquistador.

Conclusão : Seja bem vindo a Hebrom !


Pr. Andre Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário