sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tema: 45 segredos que um lider precisa saber

1. O líder precisa ter visão periférica e sistêmica, o que passa ao lado e no todo.

2. O líder imediato ausente não terá bons resultados. Deve evitar administrar a distância, mandar recados e deixar de falar com os seus liderados. A boa comunicação é imprescindível.

3. O líder deve deixar claras e simples suas posições e orientações aos seus liderados.

4. O líder não deve esperar que o liderado assimile com rapidez as novas regras. Seja tolerante, perdoe as falhas de aprendizagem e de execução.

5. Faça reunião de revisão e reforço do que não saiu a contento. Seja democrático, mas faça valer as normas e diretrizes, tenha punho forte e seja sábio.

6. O líder não deve tratar as pessoas asperamente nem colocá-las a produzirem à base de pressão e intimidação.

7. Se você colocou uma idéia em desenvolvimento e não deu certo, tente fazer diferente; é importante não ficar no comodismo, na inércia ou de braços cruzados.

8. O líder que não quer correr riscos não será bem-sucedido, mas cuidado! Tem riscos duvidosos e que devem ser evitados.

9. Quem lidera precisa estar bem física, emocional e psicologicamente. Repor as energias é necessário porque o desgaste é enorme nessas áreas.

10. Se existe uma situação a ser tratada, não pense que o tempo dará um jeito, não fuja, não empurre com a barriga, não deixe virar uma bola de neve.

11. Quando descobrir um mau hábito em si mesmo, procure livrar-se rapidamente dele. Elimine manias e cacoetes.

12. O líder deve mostrar iniciativa, dar o pontapé inicial e não esperar pelos outros.

13. O líder está sendo "filmado" durante vinte e quatro horas por dia. Cuidado! O seu exemplo é primordial (1Co 9.27).

14. O verdadeiro líder descobre outros líderes e os lapida e os deixa prontos para assumirem até o seu posto, se for necessário.

15. Supõe-se que o líder sabe tudo ou quase tudo sobre o que lidera.

16. Supõe-se que o líder conheça os seus liderados: temperamento, personalidade, capacidade, limites, particularidades, defeitos e necessidades.

17. O líder não deixa o liderado enganado, é leal e fala a verdade com respeito.

18. O líder tem que ser manso, humilde e educado, mas agir com firmeza, exercer autoridade, mas não deve ser ditador.

19. O líder nunca deverá estar satisfeito com a qualidade alcançada na sua administração sempre haverá espaço para melhorar, aperfeiçoar, pois sempre haverá novos desafios e campo para desenvolvimento.

20. O líder deve cair na real quando estiver ficando com o mínimo de discípulos, seguidores, alguma coisa está acontecendo, procure descobri-la!

21. O líder que não reconhece as suas deficiências, não cresce e mostra arrogância.

22. O líder eficaz não tem medo de outros tomarem o seu lugar.

23. O líder deverá aprender a guardar segredo dos seus liderados e ganhar a confiança de todos.

24. O líder deverá guardar segredo da sua instituição.

25. O líder deverá conviver em harmonia com outros líderes.

26. O liderado que for também líder que não estiver no mesmo espírito, falando a mesma linguagem, tendo os mesmos pensamentos e procedimentos sobre a administração não deverá continuar fazendo parte de sua equipe de trabalho nem da estrutura organizacional da instituição.

27. O líder jamais deverá entrar na liderança de outro colega (ingerência, intromissão).

28. O líder não poderá ser inflexível a mudanças, desde que não comprometa o sistema.

29. O líder precisa reciclar, não descuidar da leitura, de novos e específicos conhecimentos de sua liderança, de novos conhecimentos gerais, de tecnologia, evolução, informatização.

30. O líder para cobrar respeito, deve respeitar. Quem não respeita não merece respeito.

31. O líder deverá trabalhar com objetivos e metas bem definidos.

32. Espera-se que o líder não seja volúvel na sua administração, pois os liderados não acompanharão as suas constantes mudanças de pensamento.

33. Cuidado! Quando o líder começa a ficar antipático, as pessoas se afastam e a liderança dele vai se esfriando até morrer.

34. O líder para mostrar a sua autoridade não precisa menosprezar, ridicularizar, brigar ou discutir com o liderado na frente de outras pessoas, lideradas ou não.

35. Não espere que todos os seus liderados cheguem ao nível de conhecimento, compreensão e experiência que você alcançou ao longo de vários anos.

36. O líder não pode se preocupar prioritariamente com o seu próprio bem-estar, "status", glória; ele deve estar disposto a pagar o preço do sacrifício pessoal, da rejeição e da crítica por causa da chamada divina e da firmeza e crescimento de seu grupo.

37. O segredo para o êxito de um líder é gostar do que faz, fazer de corpo e alma.

38. O verdadeiro líder tem que gostar de trabalhar com pessoas, estar junto delas, se relacionar com elas, ouvi-las, instruí-las e defendê-las. Quem não gosta de pessoas é melhor desistir de liderança.

39. Não negocie seus princípios em troca da popularidade e crescimento pessoal. O bom líder tem um caráter, uma postura, um compromisso, um objetivo a defender.

40. O líder que não tem "palavra" (fala e não faz, promete e não cumpre) perderá a confiança dos seus liderados e ficará desacreditado.

41. Receber título de líder ou ter vontade de liderar não garante êxito no desempenho da liderança, há necessidade de seguir os pré-requisitos e, acima de tudo, aceitação pelas pessoas que estarão recebendo as suas orientações.

42. O verdadeiro líder não forma um bando de dependentes, mas prepara pessoas idôneas e capazes de escolher o seu próprio futuro, como um pai que ensina ao filho até ele andar com as suas próprias pernas.

43. Quem quer ser líder de várias frentes ao mesmo tempo, não desempenhará satisfatoriamente nenhuma delas, mostrará seu lado negativo e insaciável pelo poder, sofrerá desaprovação dos liderados e terá a amarga rejeição da opinião pública.

44. O líder que não ouve, examina e acata sugestões pertinentes dos seus assessores e dos seus companheiros poderá perder excelente oportunidade de rever os seus conceitos, de tomar decisões acertadas e, ainda mostrará a falta de capacidade de trabalhar em equipe e o seu lado ditatorial latente de administrar.

45. Quem não quiser ter aborrecimentos, espinhos, tempestades, ventos contrários, pedradas em sua vida é melhor desistir de assumir uma liderança.



Enviado por:
pr andre bruno
rio de janeiro, rj, brasil